Pesquisar este blog

8 de dezembro de 2010

Tia tem um pouco de Mãe

Eu sempre achei que o diálogo com as crianças é muito importante, mas desde que me tornei tia isso se fez prática valiosa.

As crianças nos surpreendem...Minha sobrinha mais velha já me deixou e ainda me deixa de cabelo em pé.

No ínicio do namoro a caminho da festa de aniversário de outra sobrinha (por parte da Ká) a mais velha me perguntou: Tia, a senhora namora? E eu respondi: Sim, na lata. Ela continuou: Homem ou mulher?

Titubie rs, confesso, eu não esperava e nem desconfiava que ela já ouvisse falar sobre nós e pesou porque na verdade não sabemos que tipo de educação os pais querem dar (e nisso não podemos interferir). Respeirei fundo, suei frio, respirei mais uma vez e pensei: a melhor coisa é não mentir. Respondi: Com uma mulher.

Ela: Mas tia, a senhora tem que namorar homem!
Eu: Porque?
Ela: Imagina, a senhora entrando na igreja de noiva e ela de noivo? Eu quis rir, achei tão bonitinho, mas aguentei, a conversa era séria.
Eu: Mas a Ká, não precisa entrar na igreja de noivo. Vc não sabe que ela é uma mulher? a vovó, o vovô e todos os parentes e amigos da titia, não sabem que é uma mulher? então a tia não precisa mentir ou desfarçar pra ninguém.
Ela: Mas tia a senhora tem que mudar? Tenho certeza de que uma criança que acabara de completar 7 anos (na época) não pensou isso sozinha, senti que ela estava transferindo apenas aquilo que ouviu de alguém.
Eu continuei: Existem coisas que não há como mudar, por exemplo, de qual cor vc é?
Ela: Branca.
Eu: E de qual cor a tia é?
Ela: Morena.
Eu: E isso tem como mudar?
Ela: Não.
Eu: Mesmo que vc vá a praia e fique bem bronzeada ou a tia fique anos sem tomar sol, qual é a cor original de cada uma? E continuei: Te coisas que realmente não tem como a gente mudar porque Deus fez assim (somos cristãs), mesmo que as vezes a gente até queira, ele fez vc assim branquinha, de cabelos escuros e cacheados, linda, inteligente e me fez assim morena, de baixa estatura e cabelos crespos e não tem como mudar. Com a vaidade mudamos a nossa aparência, mas não mudamos o que realmente somos. Entendeu?
Ela bem feliz e sorrindo: Entendi sim, tia.
E como na época a familia da Ká ainda não sabia, eu falei para minha sobrinha: A familia da Ká ainda não sabe de nós tá bom, então não comentaremos nada na festa: Será um segredo meu e seu, tudo bem?
Ela ficou super animada com "um segredo meu e seu", ficou tão feliz e disse sim na hora e completou: Tia ela é muito bonita e legal e o que importa é que senhora a ama e ela te ama e te faz feliz, né? E entramos na festa.

Outro dia com ela também em uma coisa corriqueira eu falei: Não filha! Não faz isso. ( Sempre tive o costume de chama-la assim de vez enquando).Mas...as crianças nos surpreendem.

Ela parou, me olhou e falou: Tia você me chamou de filha? Mas eu não sou sua filha!
Eu respondi: Você é um pouco minha filha sim, eu tenho responsábilidades com você, nós conversamos, temos que nos respeitar, a tia ama você, te defenderia em qualquer lugar de qualquer pessoa, você é um pouco de mim, você também é um pouco minha.

Ela respondeu sorrindo: Ai tia eu gostei tanto que você me chamou de filha, pode me chamar sempre, tá bom?
Tá bom filha, tá bom.

Ai gente não é "corujisse", mas não é pra chorar com uma coisa dessas?

E ela continua me surpreende, me ensina, nos alegra muito, mas deixa para um próximo post.

Bjos

4 comentários:

  1. Que lindo Rê! Diálogo é fundamental e tem que ser assim mesmo. Também amos meus sobrinhos e tenho vários: oito! Agente sempre se surpreende, rola vários papos entre agente.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Criancas entendem mto bem as coisas.... melhor que os adultos! Nao tem preconceito nem nada...

    Adorei a conversa!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda! As crianças sempre nos surpreendendo, né? Crianças são seres de luz, quem as estraga são os bobos dos adultos! rs!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, venha conhecer o meu tb!!!
    Beijokas, Kaká (mãe da Brunna).

    ResponderExcluir