Pesquisar este blog

16 de novembro de 2011

Feriado Prolongado...e uma indignação.

Esse feríado para nós foi prolongado mas não viajamos.

Fomos para casa da minha sogra que fica na Zona Norte de são Paulo e aproveitamos muito, vimos vários amigos nossos que na verdade me adotaram como amiga também pois são os amigos da Ká de infância.

No sábado fomos ao aniversário de 18 anos do filho de uma amiga da Ká, no domingo voltamos para mesma casa e inventamos um churrasco durante toda a tarde, na segunda fomos ao aniversário do marido de outra amiga da Ká e na terça ficamos dentro de casa para a alegria da minha sogra que quer toda a nossa atenção quando estamos lá, rs.

Na segunda feira a minha cunhada foi trabalhar e deixou a filhinha dela de 4 anos com minha sogra e conosco consequentemente.

Quando nos conhecemos ela tinha 3 meses de vida. Um bebê tão gostoso, carequinha. Fofa da titia. E eu coruja que sou adoro acompanhar o crescimento dela, vamos as festinhas da escola e eu sou a paparazzo dela, rs.

Foi super natural a Laura me chamar de tia, porque eu estou na vida dela desde sempre. E esta segunda-feira (14.11) estavamos na cozinha e ela me falou assim: Oh tia Rê, sabia que eu amo toda a minha família, eu amo todas as pessoas que são da minha família. Eu amo você e amo a tia Ká! (Nem preciso dizer que fiquei emocionada, né). E eu disse para ela: E a tia Rê também te ama muito.

Depois ela foi para sala e falou para a Ká que ama todas as pessoas que são da familia dela e disse: Eu amo você e amo a tia Rê.

Uma gostosura de se ver. Agora ela já fala tudo, não tudo certo ainda, mas tem um vocabulário riquíssimo já e está cantando e falando várias palavrinhas em inglês. Linda demais.

O engraçado é ver como as crianças reconhecem o nosso amor. Uma vez quando ela era bem pequena, um aninho mais ou menos a minha sogra sempre perguntava: Quem ama a Lala? E ela respondia: A vovó ou a mamãe. Uma vez a vovó perguntou: Quem ama a Lalá? E ela respondeu a tia Rê (detalhe: eu não estava lá), mas a minha sogra nos ligou e contou.

Uma outra vez eu estava lá e a minha sogra perguntou a mesma coisa e a Laura respondeu de novo a tia Rê. E então a minha sogra falou, não, a tia Rê não ama você, quem ama é a vovó, a sua mãe e a tia Ká. Aí a Laura me olhou e falou: Ama sim! O olhar dela me perguntou, mas ela não, ela afirmou que eu amava e eu disse: Ama sim, né Laura, a tia Rê ama muito e ela sorriu.

Se minha sogra estava brincando ou não eu nunca perguntei, mas achei o comentário dela bem sem graça. Mas a MINHA SOBRINHA sabe que eu a amo e me considera da família dela assim como ela é da minha e faz parte da minha vida.

Família não é apenas laço sanguineo, é afeto, cuidado, proteção, dedicação, referência. Laços de amor que são criados muito além de DNA.

Por isso minha indignação sobre o caso do menino Nicolas 2 anos que virou um anjinho no dia 14.11, segundo a polícia vítima de maus tratos por sua mãe e seu padrasto em Ribeirão Preto/SP.

Essa criança foi mantida no meio "familiar" quando foi destituido de sua mãe que é dependente química, sua guarda foi dada a sua avó, mas ele não estava com a avó como deveria.

Talvez ela tenha acreditado que sua filha havia melhorado, que talvez iria mudar, talvez ele foi passar apenas alguns dias com a mãe. Triste, muito triste saber que não importa as respostas agora. O garotinho sofreu e morreu. Entrou na estátistica de filhos mortos pelos próprios pais, vítima de violência doméstica. Mortos por aqueles que deveriam proteje-los.

Ser mantido no ambiente "familiar" porque tem vínculo sanguineo nem sempre é a solução.

Para o anjinho: O céu.
Para os culpados: Cadeia.

E para o mundo PAZ.

2 comentários:

  1. Nossa Re, como é gostoso ser tia..lendo seu texto me deu uma saudade da minha pequena Bella!! Amo demais qdo ela me chama de titi Patty...ah, quase morro de tanta felicidade..

    Realmente, família vai muito além dos laços familiares..

    Bjão querida

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma delícia ser tia, eu amo demais os meus sobrinhos mesmo aqueles que não tem vínculo sanguineo, mas tem com certeza o meu amor que é maior que isso.

    Bjos

    ResponderExcluir